O tempo de espera para conseguir dar início a um processo de aposentadoria nas agências da Previdência Social da região tem irritado contribuintes. O tempo de espera para agendamento é de até 80 dias, sendo a agência de Apucarana a que possui maior lentidão. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), a demora ainda é um dos reflexos da greve dos funcionários do órgão, que aconteceu em meados de 2015.
Acessado pela reportagem da Tribuna na tarde de ontem, o sistema de agendamento de aposentadorias da Previdência Social identificava vagas para atendimento na agência de Apucarana apenas no dia 25 de abril. Em Arapongas, a espera seria até o dia 22 de abril. Já em Ivaiporã, os contribuintes precisariam esperar até o dia 15 de abril.
A advogada previdenciária Renata Querino de Paiva relata que a situação é difícil para os contribuintes. “Infelizmente ficamos reféns dessas datas e não há muito o que possamos fazer. Sendo assim, o cliente acaba saindo prejudicado e, muitas vezes acaba reclamando com o advogado, que na verdade não tem culpa. É um direito do cidadão, que acaba demorando”.
O problema de falta de datas não é restrito apenas ao agendamento da aposentadoria, explica ela. “Alguns serviços encontram-se em situação ainda mais complicada. Para fazer uma cópia de processo, por exemplo, o sistema diz que não há data disponível”, diz.
A química e professora apucaranense Margarete Lampe, por exemplo, está requerendo aposentadoria, no caso dela, por tempo contribuição. Segundo ela, a entrega da documentação necessária foi feita em novembro. No entanto, o atendimento foi marcado para o dia 10 de março. “É ruim porque quem está dando entrada fica na expectativa. Ficar esperando é a pior parte”, relata.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as agências ainda estão se ajustando após a greve nacional dos servidores do INSS. No Paraná, a paralisação foi iniciada em 7 de julho e durou 80 dias, sendo finalizada no dia 25 de setembro.
Segundo a assessoria, algumas agências estão realizando reposições aos sábados, como Arapongas, que recentemente realizou cerca de 100 atendimentos. O órgão sugere ainda que, caso preferir, o contribuinte pode optar por dar entrada na aposentadoria em outra agência que não a de sua cidade.
Fonte: TN ONLINE, 05 de fevereiro de 2016.