Não sei se realmente existe motivo para comemoração no dia de hoje. Tristes estatísticas mostram que uma mulher morre a cada 90 minutos em alguma parte do mundo vitima de feminicídio, o Brasil é o quinto país no ranking de assassinato de mulheres, de acordo com dados da ONU, só perde para Guatemala, Colômbia, El Salvador e Rússia. Tudo isso sem contar com os estupros, assédio sexual e agressões psicológicas. Somente 5% das organizações empresariais tem mulheres na diretoria e se não bastasse o nosso salário é 24% menor que do sexo oposto.

Mas a vida desse lado do atlântico ainda é cinematográfica para as mulheres se comparado ao que nossas irmãs de gênero passam do outro lado do mundo. Além dos casamentos forçados na adolescência e ainda pior, muitas vezes na infância sendo negociadas como mercadorias, as mulheres do outro lado do Atlântico ainda convivem com o infanticídio feminino, abortos seletivos e mutilação genital.

São 106 anos desde a luta histórica das mulheres em busca de melhores condições de vida e trabalho. Sim foi um passo muito importante para nós mulheres, mas infelizmente só um passo, porque ainda existe uma longa caminhada.

Então para resumir, no dia de hoje eu prefiro não receber flores nem presentinhos que amanhã ou depois ficarão guardados em um canto da minha gaveta, eu troco tudo isso por respeito, não por ser mulher mas por ser um ser humano.

Respeitem - nos, e não peço por favor, porque para mim isso é uma obrigação da sociedade.