Ser feliz no trabalho é possível. Para isso temos que reconhecer os aspectos que nos trazem satisfação, motivação, que suprem nossas necessidades, bem como reconhecer o que não nos faz bem - e o que não queremos para nossa vida e carreira.
Se você está insatisfeito com o trabalho que tem ou, apesar de gostar do que faz e da empresa onde atua, não se sente plenamente feliz, talvez o problema não esteja nem mesmo no trabalho.
Tampar o Sol com a peneira e seguir com a insatisfação não resolve. Pensar no que te incomoda hoje é o primeiro passo para solucionar qualquer insatisfação.
Ao identificar os gatilhos, o que desperta a sua insatisfação, você estará limpando seu campo de visão e assim começará a perceber se os problemas estão mesmo relacionados ao seu campo de atuação, à empresa em que você trabalha ou até mesmo se o problema é com você.
No trabalho sempre teremos problemas, enfrentaremos riscos, erraremos e trabalharemos sobre pressão. Haverá sempre aquele relatório ou tarefa que você não gostaria de fazer ou um feedback negativo.
É preciso encarar essas situações com maturidade. Em qualquer lugar que você esteja ou em qualquer profissão que atue, encontrará problemas como estes, tarefas e pessoas desagradáveis.
Ninguém está isento e não é uma situação ou um dia ruim que causa infelicidade. É a soma de alguns fatores.
A felicidade no trabalho só se estabelece quando você toma consciência de que o campo profissional não é um espaço isolado, ele recebe interferências de outras áreas da vida, como a familiar, a financeira, a espiritual e a social, por exemplo.
"Se um lado está desequilibrado, ele afetará o outro."
Quando o conjunto de elementos que forma a nossa vida estiver bem, você se sentirá bem. E cuidado: estar bem não significa que estará tudo perfeito e sim que tudo está em harmonia! Buscar a perfeição em todas as áreas da vida, muitas vezes, nos afasta daquilo que é fundamental – o equilíbrio.
Para se alcançar a felicidade profissional, o ideal é aliar todos esses elementos e encará-los do modo mais natural possível, e aprender a lidar com as pequenas dificuldades diárias.
Existem alguns fatores que dão um empurrãozinho para a felicidade aparecer - e permanecer:
Faça o que gosta:
Fazer o que gosta é o primeiro passo para conseguir alcançar a satisfação na carreira. Não significa fazer apenas o que gosta, e sim atuar com suas potencialidades o máximo possível.
Autoconhecimento:
Saber o que te faz bem, o que é necessário para sua vida, o que te motiva e o que te dá prazer é fundamental para você buscar a felicidade no trabalho. Quando não temos estes itens bem claros, corremos o risco de ficar seguindo padrões dos outros, que não nos servem, ter grandes conquistas - e continuar insatisfeito.
Valores Pessoais x Valores da Empresa:
No que você acredita? Quais os seus valores e ideais de vida, o que acredita que é certo ou errado? A empresa - e as lideranças - de onde você trabalha possuem valores compatíveis?
Vocês compactuam com as decisões, posturas, ideologias? Você tem orgulho do que faz e da empresa onde trabalha?
Desafios e Reconhecimento:
Ter desafios constantes e perceber que está evoluindo, crescendo na carreira e como pessoal. Se sentir útil, respeitado e reconhecido por colegas e líderes são outros fatores que também contribuem para a felicidade na carreira.
Ter bons relacionamentos:
Ter relacionamentos respeitosos no ambiente de trabalho, ter perspectivas e segurança também são itens que contribuem para a satisfação profissional.
Esses fatores, porém, não são isolados, uma vez que a carreira do profissional, assim como o mercado de trabalho, está em constante mudança. A felicidade é uma atividade e escolha diária. Em nosso site temos um E-book com um teste sobre este tema.
Além disso, é importante também cultivar bons hábitos durante o expediente: fuja das fofocas, organize seu tempo e sempre que puder, ensine. Compartilhar conhecimento é um ato nobre, que aproxima as pessoas, gera confiança e nos inspira em todas as áreas da vida.
Pratique!
A satisfação e o bem estar em exercer as atividades diárias impulsionarão a sua motivação e o seu crescimento na carreira.
Fonte: Administradores, 21 de outubro de 2016.