Trabalhadores da construção civil realizaram uma manifestação, nesta segunda-feira (21), em frente a Caixa Econômica Federal, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os trabalhadores são contra a Portaria 160, com novas regras de financiamento.
Construtores, mestres de obras, pedreiros e carpinteiros protestaram contra a Portaria 160, do Ministério das Cidades, que estabelece novas regras para a construção de imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Os manifestantes chegaram a interditar um trecho da Rua Antônio Santana Filho, que atrapalhou o trânsito no local. A gerência regional da caixa recebeu cinco representantes do gripo para discutir o assunto.
Sobre as mudanças, o Ministério das Cidades respondeu em nota que as modificações estão sendo implantadas aos poucos e de forma condizente com as disponibilidades financeiras e orçamentária. O objetivo é elevar a qualidade dos empreendimentos financiados com recursos do FGTS e assegurar a igualdade entre as empresas do ramo da construção civil, com a devida comprovação da capacidade técnica das construtoras.
Não foi informado se o prazo, dia 1º de janeiro, vai ser estendido. Até o momento a Caixa Econômica Federal não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: G1, 22 de novembro de 2016.