Dezembro está chegando. Período em que muitas pessoas costumam dar uma pausa nas atividades. No entanto, para quem está em busca de um novo posto no mercado de trabalho é hora de arregaçar as mangas. Exatamente por conta deste “tempo e pausa”, aqueles que se mantiverem ativos na busca podem encontrar menos concorrência.

Rafael dos Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, conta que é comum no mês de dezembro cair o número de pessoas que vão até a agência em busca de uma nova vaga. “Não temos um número específico, mas em uma avaliação bem informal, dá pra dizer que o movimento cai em torno de 20% aqui na Agência”, diz.

Santos ressalta que, embora ocorra algo similiar com a oferta de vagas, por parte das empresas, o recuo na entrada de novas vagas não acompanha igualmente o de pessoas em busca de um novo emprego.

Ontem, o sistema contava com a oferta de 790 vagas de trabalho para Curitiba e Região Metropolitana. Entre as ofertas, o maior número era para a vaga de operador de telemarketing, oferecido por uma empresa de callcenter. Eram cerca de 170 vagas para uma carga horária de 6 horas.

Santos ressalta que esta função é uma das que sempre têm vagas em aberto. “Como a maioria não exige experiência, esse passa a ser um trabalho que pode ser considerado como o primeiro emprego para o jovem que está tentando entrar no mercado”, explica. Para preencher uma das vagas de telemarketing basta ter concluído o Ensino Médio e ter 18 anos.

Além destes vagas, ontem, havia também a oferta para auxiliar de cozinha, operadores de caixa e vendedores. Mas nestes casos, era exigido experiência para as funções. Além da experiência, em todos os casos, o nível de ensino buscado era o ensino médio completo. Santos ressalta que o trabalhador que hoje tem apenas o ensino básico encontra muitas dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Em menor número de ofertas, segundo Santos, também havia oferta de empregos para trabalhadores com nível superior. Ontem a Agência do Trabalhador de Curitiba estava buscando pessoas formadas nas áreas de engenharia civil, farmácia e bioquímica, educação fisica e administrador de Recursos Humanos. Santos ressalta que as vagas são muito dinâmicas e cada dia mudam.

Fonte: Bem Paraná, 29 de novembro de 2016.