Ninguém gosta de ficar desempregado, muito menos quando as contas não param de chegar. Por isso é importante aproveitar o tempo pra melhorar seu currículo. O que fazer? Primeiro, procure antigos colegas, retome contatos, marque almoços. Quanto mais seu nome estiver presente na cabeça das pessoas, mais chances você terá de ser lembrado quando aparecer uma vaga.

Preste atenção

1

Se estiver desempregado aproveite para se atualizar.

2

Cursos de extensão, de idiomas, de informática e outros podem melhorar o seu currículo.

3

Leia jornais, revistas, converse com novas pessoas e aproveite para conhecer melhor o seu bairro.

 

Segundo, faça cursos de curta de duração para se reciclar. Não precisa ser nada caro e nem com longa duração. Que tal cursos de extensão que duram uma semana ou até cursos de reciclagem de um dia? Além do próprio conteúdo, você terá a chance de conhecer mais gente e ampliar seu networking. Ou mesmo, volte a fazer inglês. Pode ser o momento de dar uma turbinada no idioma que andava meio enferrujado.

Terceiro, não fique em casa sentado no sofá em frente à TV. Se o dinheiro estiver curto, aproveite pra dar uma caminhada todos os dias pela rua, na praça ou no parque. Mexa-se. Essa é uma forma de relaxar e de ter um momento só seu pra se desligar da rotina desgastante de procurar o emprego enquanto ele não vem.

Por último, leia muito. Aproveite pra ampliar seu aprendizado e atualizar-se. Se possível, dedique algum tempo pra aprender mais sobre o software novo que está na sua máquina ou programas importantes no dia a dia do trabalho, como Excel e PowerPoint. Lembre-se, as oportunidades um dia chegarão e você poderá ter feito tudo aquilo que deixou de fazer porque não tinha tempo.

Fonte: R7,04 de junho de 2014.