Depois da repercussão internacional da fantasia "Vampirão Neoliberalista" que marcou a passagem da escola de samba Paraíso da Tuiuti pela Sapucaí no domingo de carnaval, no Rio, o personagem desfilou sábado (17) sem a faixa presidencial que remete diretamente ao presidente Michel Temer e seu governo, marcado pela retirada de direitos civis, humanos e trabalhistas da população. Segundo organizadores da escola, a Presidência da República deu "ordens extraoficiais" para que a faixa não fizesse parte do chamado Desfile das Campeãs.
Ao comentar a intervenção militar no Rio de Janeiro, o ator e professor de história Leonardo Moraes, destaque do carro alegórico que leva o personagem e que vestiu a fantasia de Vampirão, disse estar preocupado com que o que está acontecendo atualmente no Brasil, com semelhanças ao período que antecedeu o golpe de 1964. Em vídeo produzido pela Mídia Ninja (reproduzido abaixo), o professor revela que foi quase impedido de desfilar e só obteve autorização depois da confirmação de que ele sairia sem a faixa presidencial.
Em depoimento, o carnavalesco da Paraíso da Tuiuti, Jack Vasconcelos, afirmou que a criação do personagem confirmou a expectativa de retaliações, mas também a de resultados considerados positivos. “A gente já sabia que ia gerar um incômodo, isso era esperado, mas o furdunço já vale.” No desfile, as arquibancadas foram também tomadas por protestos contra a Globo.
Fonte: RBA, 19 de fevereiro de 2018.