O aplicativo Caixa Trabalhador, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, passou por uma atualização e, agora, permite ao trabalhador calcular o valor do abono do PIS. O montante a receber é calculado de acordo com o salário informado pelo usuário e número de meses trabalhados no ano-calendário de referência para o pagamento. O valor máximo a sacar é de R$ 954.
A ferramenta passou a possibilitar, também, o agendamento de benefícios pelo celular. Neste caso, segundo a Caixa, o usuário pode receber na agenda do celular lembretes sobre as datas de recebimento, que variam de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, no caso do abono do PIS, ou com o último número do NIS (Número de Identificação Social), no caso do Bolsa Família.
O app ainda fornece informações sobre as cotas do PIS (que podem ser sacadas por aposentados e trabalhadores a partir de 60 anos inscritos no programa até 1988). Até aquele ano, os trabalhadores com carteira assinada recebiam depósitos mensais em um fundo do PIS, feitos pelos empregadores.
Antes da atualização, o aplicativo já trazia informações sobre seguro-desemprego, além de garantir a consulta ao calendário de pagamento do abono do PIS. O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, em smartphones com sistemas Android e IOS. Segundo a Caixa, a ferramenta já tem mais de cinco milhões de downloads.
Fonte: Extra, 21 de fevereiro de 2018.