Quando a bola rolar no primeiro jogo da Copa do Mundo na próxima quinta-feira (12), o coração de uma família de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) ficará dividido entre Brasil e Croácia. Os Horvatich são brasileiros, mas conservam as raízes da família ligadas aos antepassados croatas que chegaram ao país tropical há mais de 100 anos. 

A genealogista da família, Gisele Horvatich Beffa, lembrou que ficou triste quando a Croácia caiu no grupo A junto com os donos da casa, favoritos ao título. No entanto, a notícia deixou os parentes dos Bálcãs orgulhosos por causa da ligação com a equipe verde e amarela. 

"Eles são amantes do futebol e costumam sair de casa com camisas da seleção brasileira", disse Gisele que trabalha na pesquisa sobre a família há quatro anos e deve lançar um livro sobre os estudos em 2015. 

Para estreia das seleções na Copa do Mundo, os Horvatich brasileiros preparam uma festa na Cidade dos Pássaros com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre parentes e amigos. A família também prepara o prato croata strukle para servir aos convidados entre refeições mais conhecidas dos brasileiros. 

"Durante o intervalo do jogo, vamos entrar em contato com os nossos familiares da Croácia para conversar um pouco e mostrar a festa dos Horvatich no Brasil", comentou a genealogista. 

Gisele visitou a Croácia em 2012, o que deixou o coração da pesquisadora ainda mais apaixonado pelo país. "O meu avô foi ver os familiares croatas em 1960 e em 1970. Quando eu fui para lá, fazia 42 anos que um brasileiro não se encontrava com a família na Croácia. Tudo isso ajudou a intensificar a pesquisa, mas principalmente o amor. Por isso, vou ficar com coração dividido e espero que a Croácia faça uma bela campanha no Mundial", revelou. 

Integrante da família, Sandra Sueli Cassaro lembra que o centenário da família foi comemorado há dois anos em Arapongas com uma festa que recebeu uma prima croata. "Hoje, ela mora no Canadá e também vai participar do encontro da família pela internet", disse.

Fonte: Bonde, 11 de junho de 2014.